REABERTURA DA CAMPANHA “ÁGUA POTÁVEL SÃO IRINEU”

REABERTURA DA CAMPANHA “ÁGUA POTÁVEL SÃO IRINEU”

Após fechamento da primeira campanha emergencial de doações para a perfuração de dois poços nos povoados onde o Mestre Irineu nasceu e viveu sua infância, a realidade se impôs de modo desafiador.

Em um primeiro momento, as perfurações foram pretendidas dentro de um perfil de profundidade semelhante a outros locais próximos, em torno dos 36 metros. No entanto a realidade local de São Vicente Férrer-MA, e da região conhecida como “Baixada Maranhense”, apresenta características geológicas e de aquíferos que orientam uma perfuração com maior profundidade, em torno de 100 metros, o que aumentou muito a previsão inicial do valor das perfurações.

Ao se iniciar os processos dos orçamentos, as orientações técnicas também direcionaram a reflexão para as capacidades dos reservatórios e, por consequência, para as estruturas das caixas d’água. Considerou-se que um reservatório só por poço poderia ser pouco para demandas atuais e futuras, ao se considerar o consumo humano e as necessidades de irrigação de toda uma comunidade.

Ao nos depararmos com a insuficiência de recursos para tamanha mudança no orçamento previsto, tornou-se necessária e desafiadora a retomada da campanha “Água Potável São Irineu”.

Ao mesmo tempo em que a campanha reinicia, a calamidade se agrava na região que, além de sofrer o período de estiagem que torna o acesso à água mais difícil, carece de assistência do poder público, que não realiza a devida estruturação e manutenção dos poços, o que tem trazido muitas dificuldades à população. As pessoas têm que comprar água para consumo, com toda carência de recursos que já há e, mesmo a água sem qualidade que servia a alguns propósitos, está ausente há mais de 10 dias em uma das comunidades.

Estamos esperançosos da sensibilização de todos em torno desta necessidade para o alcance satisfatório de objetivos nobres de propiciar uma qualidade de vida com saúde à população que compõe a localidade do “berço” do Mestre Irineu.

A questão emergencial orientará o início das ações de perfuração em uma das localidades, ao mesmo tempo em que se abre a campanha para a conclusão das outras etapas.

Saudações à toda irmandade,

Comissão de execução da obra

Viva o Mestre Irineu!

02 de setembro de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *